A leitura é algo importante na vida do ser humano. Ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de outros benefícios. Não é segredo para ninguém que os livros são uma arma muito poderosa para ganhar conhecimento. Isso se aplica em todas as áreas incluindo os investimentos. Todos os grandes investidores leem muito e muitos deles escreverem livros. Por isso eu vou nesse artigo facilitar o processo de seleção te mostrando os melhores livros para o investidor iniciante.
10. Picking Growth Stocks (Escolhendo ações de crescimento)
Esse é um livro de menos de 50 paginas que te ensina tudo, incluindo ensinar a você – o investidor iniciante – como escolher ações de uma forma bem básica sem termos complicado. Ele também te ajuda a entender com clareza o mundo dos investimentos em ação, te ensinando avaliação básica e os diferentes tipos de ações na visão do autor. O motivo do livro ser numero 10 na lista e que ele foi escrito em 1940 o que faz ele ser mais sobre a filosofia do que a prática.
9. Beating the Street (Ganhando de [Wall] sStreet)
Este livro e um dos melhores livros de investimento já escritos. Muitos consideram ele top 5 e o livro tinha 3 objetivos básicos Animar as pessoas a investir em ações, ensiná-lo a investir no que sabe e ensiná-lo a investir regularmente e evitar armadilhas psicológicas. Se o considerarmos como análise sobre empresas, não faz sentido, uma vez que foi escrito no início dos anos 90 e não só a sua análise já não é exata, como algumas das empresas nem sequer existem na mesma forma. O único motivo que este livro não e top 5 e que o outro livro de Peter Lynch faz a mesma coisa só que melhor e ainda adiciona partes importantíssimas que não vemos neste livro.
8. The Little Book of Value Investing (O pequeno livro de investimentos de valor)
O Livro descreve a teoria do investimento de valor – investir em empresas subvalorizadas e detê-las durante muito tempo, mesmo que /especialmente se não forem empresas quentes para festas, mas genuinamente subvalorizadas. É preciso investir mas não é preciso ser um gênio para o fazer inteligentemente. Esse livro mostra perfeitamente o jeito Buffet de investir ensinando sobre valuation margin of safety e quando comprar. Um grande pro desse livro é que ele e relativamente novo sendo escrito em 2006 mencionando até sites e terminais de finanças. O motivo que este livro não está alto na nossa lista e que a informação encontrada nele e muito fácil de encontrar em outros livros de investimento mesmo sendo que ele e ótimo em apresentar esta informação ele ainda e muito básico para estar mais alto em nossa lista
7. Common Stocks and Uncommon Profits (investimento comuns lucros incomuns)
Esse livro e muito famoso no mundo dos investimentos e ele te ensina muitas coisas por exemplo como. Os investidores podem evitar catástrofes como a Enron, Tyco e WorldCom se se concentrarem na verificação dos pontos fortes de cada empresa na Main Street e não nos mexericos da Wall Street Opinion. No seu livro, Common Stocks and Uncommon Profits, o investidor Phil Fisher identificou quinze pontos que caracterizam uma oportunidade de investimento atrativa. De acordo com Fisher, estes são quinze características fundamentais do negócio que as empresas não podem falsificar. Embora muitos dos quinze pontos sejam auto-explicativos, tem grande utilidade como lista de verificação para o que comprar e o que evitar. Neste post, iremos rever os quinze pontos de Fisher, que categorizamos em cinco temas:
- Perspectivas de crescimento
- Margens de lucro
- Investigação, vendas e contabilidade
- Relações gerenciais e profundidade
- Honestidade e integridade
6. The psychology of money (A psicologia do dinheiro)
Psicologia do Dinheiro é uma coleção de dicas de um bicampeão do prêmio “Best in Business”. Este livro destaca a importância de notar a diferença entre ser rico e ser rico. As pessoas que são ricas tomam frequentemente decisões arriscadas com base em dados históricos. As pessoas que são ricas percebem que proteger o seu dinheiro evitando erros é a chave para o sucesso. O livro é relativamente curto mas repleto de lições financeiras divertidas e intemporais sobre como lidar com o dinheiro. O título do livro pode levar os leitores a acreditar que ele é um mergulho profundo na economia comportamental e na análise de decisões sobre todos os aspectos do dinheiro, mas pode revelar-se uma tomada rudimentar (embora perspicaz) sobre estes tópicos para alguns leitores.
5. A Random Walk Down Wall Street (Uma descida aleatória por Wall Street)
Burton Malkiel’s “A Random Walk Down Wall Street” resume o básico sem sacrificar a legibilidade. No seu guia para navegar no mercado e gerir investimentos, o sr. Burton defende o fundo de índice de base ampla sobre a recolha de ações. Um bom livro de investimento para ler antes de iniciar uma carteira, Malkiel oferece dicas sobre a avaliação de potenciais retornos em tudo, desde ações e obrigações a mercados monetários e propriedade imobiliária. Basicamente, esse livro faz o básico muito bem.
4. The most Important Thing (A coisa mais importante)
O livro basicamente explica que Não se pode fazer o mesmo que os outros fazem e esperar ter um desempenho superior ao dos outros. A forma mais fiável de superar o desempenho do mercado é comprar algo por menos do que o seu valor. É o preço, não a qualidade que determina o valor: ativos de alta qualidade podem ser arriscados, e ativos de baixa qualidade podem ser seguros. O livro também explica que O investimento bem-sucedido requer uma atenção atenta a muitos aspectos separados, tudo ao mesmo tempo. Omitir qualquer um e o resultado será provavelmente menos do que satisfatório. É preciso seguir um processo de pensamento disciplinado para se ter sucesso.
3. The Zurique Axioms (Os axiomas de Zurique)
Os Axiomas de Zurique: As regras de risco e recompensa utilizadas por gerações de banqueiros suíços têm tudo a ver com o risco e a sua gestão. Os suíços estão entre as pessoas mais abastadas do mundo. Max Gunther acredita que eles são ricos por serem os investidores, especuladores e jogadores mais inteligentes do mundo.
Os 12 maiores e 16 menores Axiomas de Zurique contidos neste livro são um conjunto de princípios que fornecem uma filosofia prática para a gestão realista do risco. Vários dos Axioms voam mesmo perante a sabedoria tradicional do negócio de consultoria de investimento.
Se quiser enriquecer, por mais inexperiente que seja o seu investimento, este livro pode ajudá-lo. A sua mensagem é que não se deve aprender nem a evitar o risco, nem a cortejá-lo com imprudência, mas sim a geri-lo – e a desfrutá-lo também. O livro pode ser compreendido por “qualquer pessoa”, e não apenas por “especialistas”.
2. The Intelligent Investor (O investidor inteligente)
Enquanto o físico Sir Isaac Newton é amplamente visto como a autoridade líder em gravidade e movimento, o economista Benjamin Graham, mais conhecido pelo seu livro The Intelligent Investor, é elogiado como um guru de topo das finanças e do investimento. Conhecido como o pai do investimento de valor, O Investidor Inteligente: The Definitive Book on Value Investing é considerado um dos livros mais importantes sobre o tema. Ao avaliar as empresas com precisão cirúrgica, Graham distinguiu-se por ganhar dinheiro no mercado de acções sem correr grandes riscos.
Uma das principais contribuições de Graham foi apontar a irracionalidade e o pensamento de grupo que muitas vezes era galopante no mercado de acções. Assim, de acordo com Graham, os investidores deveriam sempre procurar lucrar com os caprichos da bolsa de valores, em vez de participar na mesma. Os seus princípios de investir com segurança e sucesso continuam hoje em dia a influenciar os investidores.
Este artigo irá examinar o trabalho de Graham no início da sua carreira, alguns conceitos-chave relacionados com o investimento de valor do The Intelligent Investor, e como as ideias de Graham’s ajudaram a informar os princípios de investimento bem sucedidos de investidores posteriores, nomeadamente Warren Buffett.
1. One up on Wall Street (um acima de wall street)
One up on Wall Street é um guia sucinto, clara e muito divertida para investir em ações Peter Lynch, o homem a revista Time, intitulada “A # 1 Money Manager.” Este livro é tão bem escrito que o leitor sente-se transportado para o lado de Mr. Lynch, enquanto ele gira histórias de sua própria carreira que ilustram as principais verdades sábio sobre o investimento de capital.
O livro é baseado em uma premissa, muitas vezes incompreendido, ou seja, que o homem comum tem vantagens sobre os fundos mútuos que investem. Mr. Lynch aponta que o conhecimento dos produtos e serviços que as pessoas usam em seu cotidiano muitas vezes pode levar a investimentos altamente bem-sucedido.
No entanto, esta abordagem tem sido geralmente simplista na mídia para significar “comprar o que você sabe.” Essa não é a extensão da mensagem de Mr. Lynch, e seu livro fornece muitos cuidados para aqueles que investem sem a devida investigação. Na verdade, no início do livro apresenta uma breve discussão de alternativas de investimento em ações. Por um lado, Mr. Lynch sugere que o leitor, “Invista em uma casa antes de investir em ações.”
Estar ciente de um produto desejável ou serviço é frequentemente uma razão útil para investigar uma empresa, segundo o Sr. Lynch, mas é apenas o início do processo de escolha de um estoque. One up on Wall Street negócios com muitos outros aspectos importantes e essenciais da pesquisa. Por isso e muito mais, consideramos este livro a ser o melhor livro financeiro da história