Você sabe como os grandes gestores escolhem as ações que vão comprar? Para tomar uma decisão informada como a deles , é necessário fornecer alguns critérios como referência para comparar as ações disponíveis e, em seguida, selecionar a melhor ação para negociar. Uma maneira de fazer isso é por meio da análise fundamentalista. Geralmente as pessoas pensam que a análise fundamentalista é muito complicada,algo que e verdade.Na realidae tambem é bastante extenso e completo – se feito com cuidado, pode ser uma ferramenta poderosa para a tomada de decisões.Não se esqueça que antes de analisar ações você precisa achar-las e se você ainda não fez isso aqui está uma guia de como encontrar boas ações como iniciante.
1. Analise se a empresa crescerá
Este passo parece ser simples,mas se você não fazê-lo direito há grandes chances da sua análise inteira ser uma grande gasta de tempo.Para esta etapa pesquise sobre o que a empresa faz,seus produtos e serviços e seus planos para o futuro.Algo que eu sugiro fazer e tentar usar os serviços da empresa já que é assim que a empresa ganha dinheiro.por último pesquise se a empresa realmente pode crescer.
2.Analise a industria
A análise da indústria é quase tão importante quanto a análise da empresa até porque pra que serve uma empresa perfeita com ótimos planos numa indústria que não vai mais existir em alguns anos.para analisar a indústria primeiro use senso comum,isso parece estranho mas o melhor jeito de saber se a indústria crescerá e pensando criticamente.Todos sabemos que tecnologia será maior no futuro assim como sabemos que câmeras portáteis não serao algo importante no futuro.Depois disso você deve pesquisar sobre a indústria e saber quem são os competidores.se existirem competidores grandes isso e um bom sinal e quer dizer que é possível ficar grande nesta indústria,mas se muitas empresas novas morreram nesta indústria fique longe da encrenca se a empresa não tiver uma vantagem competitiva ou um diferencial.
3.Analise se a empresa tem um diferencial
Qualquer investidor focado em valor sabe que nenhuma empresa sem um diferencial cresce,no passo dois eu falei que empresas que tem competidores grandes na indústria é algo bom porque quer dizer que funciona,mas se a empresa não tiver um diferencial ela vai morrer já que com certeza o competidor maior vai acabar com a empresa.O diferencial é o que desenha a linha entre falir e prosperar.exemplos de empresas com um diferencial são: banco inter, apple, target.
4.Analise os Riscos e pontos negativos
Esta é a parte mais importante da análise fundamentalista por muito mais importante até do que a primeira.se você não avaliar o risco da empresa tem grandes chances de você comprar uma empresa que chegue a zero. Para avaliar o risco da empresa você tem que passar por todos os passos deste post, mas para ver o risco intrínseco use a taxa de retorno interna no Excel ou no google sheets. Ela serve para você calcular o risco de um investimento apenas com os números. Para aprender a fazê la veja um tutorial rápido no YouTube. Não se esqueça que não é o suficiente apenas fazer esta calculada já que ela não considera todos os possíveis cenários.
5. Analise os números da empresa
Olhar os números de uma empresa parece ser difícil com todos os seus termos complicados e palavras sem sentido. O problema é que isso é proposital,os gênios do mercado financeiro não querem que o investidor de varejo como eu possa analisar empresas no mesmo nível que eles. A análise de números não precisa ser extensiva como ela é parte do “valuation” que você já deveria ter feito antes de chegar aqui. Pesquise e pergunte como sempre e no final você irá conseguir analisar números facilmente. Aqui estão um bom método de análise de números para você investidor iniciante.
Graham valuation:
preço justo = raiz quadrada de (22,5 x LPA x VPA).
parece ser muito difícil de fazer esta temática mas com uma calculadora apenas pesquise o LPA e o VPA da empresa e faça a avaliação
6.Analise a gestão
Tudo o que é criado e gerenciado é passível de melhoria. E isto vale para as empresas e para tudo o que elas vivem. Se algo não vai bem, deve ser melhorado; aquilo que está bom, pode ficar ainda melhor. Entretanto, apenas se reconhece a necessidade da melhoria – e a sua ação prática – quando se tem uma visão clara sobre a realidade da empresa. É preciso encarar os fatos com sinceridade, e a partir disso identificar as melhores soluções. A experiência mostra que é justamente nesse aspecto que as empresas encontram a maior dificuldade para analisar a gestão: enxergar com clareza suas forças e fraquezas, para agir a partir delas. Como ao reconhecer uma falha já indica automaticamente a necessidade de mudança, e como muitas empresas são resistentes à mudança, surge a dificuldade em realizar uma análise realista e profunda da gestão.