No mercado financeiro existem muitas instituições que estão mechendo mercados.se voce ja esta menos iniciante e quer começar a entender mais sobre mercado financeiro seja por curiosidade para lucrar mais ou até se você está buscando uma carreira. Não se esqueça que no futuro tudo isso pode mudar com as evoluções da indústria fintech e as evoluções do blockchain.
O que e uma instituição financeira ?
No mundo das instituições financeiras existem dois tipos de objetivo primário,o primeiro é a alocação e retiro de capital que é o da maioria das instituições, o segundo é o monitoramento de capital. Já sabemos seus objetivos mas como estas empresas e instituições ganham dinheiro, todas elas ganham de jeitos diferentes mas a grande maioria cobram pequenas taxas pelos seus serviços e como elas tem milhões de clientes estas pequenas taxas se transforma em um capital imenso.Então basicamente instituições financeiras são empresas que te ajudam a alocar ou investir capital enquanto e cobram taxas por isso.(obviamente existem exceções)
Os 4 principais mercados onde as instituições atuam
Mercado de capitais
O Mercado de capitais trata de títulos, ações e derivativos em bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras.
Quando você investe em uma LCI ou LCA de um banco de investimentos, está aplicando no mercado de capitais. Quando compra um lote de ações na bolsa de valores, também.
Mercado de credito
O mercado de crédito é onde são negociados os recursos de curto, médio e longo prazo para pessoas e empresas que buscam capital para capital de giro ou consumo.
O Banco Central é o responsável por controlar e normatizar esse mercado e, através do Conselho de Política Monetária, dita os juros básicos da economia, que se refletem nos empréstimos.
Mercado de câmbio
O mercado de câmbio é onde ocorre a troca de moeda de uma nação pela moeda de um outro país. Quando você vai viajar para os Estados Unidos e quer comprar dólar para garantir suas compras ou um passeio na Disney, está atuando no mercado de câmbio.
Mercado monetário
O mercado monetário é onde são realizados os empréstimos de curto prazo, com vencimentos inferiores a um ano. A negociação se dá principalmente através de títulos do Tesouro. O Banco Central e as instituições financeiras são os agentes desse mercado.
As principais instituições monitoradas pelo banco central
Corretoras de valores
A Corretora de valores é uma instituição financeira. É através dela que você tem acesso aos produtos de investimento. É a corretora que liga, você investidor aos investimentos disponíveis no mercado, como Tesouro Direto, Fundos, Ações,cambio e mais. Dentro disso existem muitas sub-categorias como por exemplo corretoras de cryptomoedas como a BINANCE, Corretoras Fintech como a TORO INVESTIMENTOS, Corretoras grandes como a Xp investimentos Criada pela lenda Guilherme Benchimol que foi considerado uma das 10 Pessoas mais influentes do mercado financeiro Brasileiro.
Financeiras
Como o próprio nome já diz, o objetivo de uma financeira é trabalhar com financiamentos. De um lado, elas oferecem empréstimos pessoais e/ou financiamento de bens e, do outro, oferecem investimentos para captar recursos.
Banco de investimento
Um banco de investimento deve ser constituído como sociedade anônima (por ações) e adotar em seu nome a denominação. Seu principal objetivo é fomentar investimentos, financiando as necessidades de longo prazo das empresas, inclusive prestando assessoria àquelas que têm capital aberto.
um ótimo exemplo de um banco de investimentos e o banco BTG pactual criado por Andre Jakuski paulo guedes e luis Cezar Fernandes.o BTG e o maior banco de investimento da america latina e um dos maiores do mundo
Banco commercial
Bancos comerciais são descritos como instituições financeiras que prestam serviços de suprimento de recursos, atendendo à demanda por crédito de tomadores de recursos e às perspectivas de aplicações de agentes poupadores. Na maioria dos casos, realizam operações de curto prazo.
alguns dos servicos incluem
- Empréstimos e operações de crédito;
- Emissão de meios de pagamento, como cheque e cartões de crédito;
- Cobranças, mediante comissão;
- Transferências de fundos;
- Recebimentos de impostos e tarifas públicas;
- Aluguel de cofres;
- Custódia de valores;
- Serviços de câmbio;
Bancos de desenvolvimento
De acordo com o Banco Central do Brasil, os bancos de desenvolvimento são instituições financeiras controladas pelos governos e têm por objetivo principal apoiar com recursos para o financiamento de programas e projetos que promovam o desenvolvimento social e econômico da população.
Em outras palavras, são bancos que apoiam projetos que promovam a geração de empregos é a redução da desigualdade.
Bancos múltiplos
Os bancos múltiplos são instituições financeiras do setor privado ou público e têm atuação em diversos segmentos do mercado.
Um banco múltiplo pode atuar como banco comercial, banco de investimento, no arrendamento mercantil e crédito, além de financiamentos e investimentos.
Cooperativas de crédito
Associações autônomas constituídas por pessoas, com o objetivo de prestar serviços de natureza bancária aos seus cooperados.
Para obter os serviços de uma cooperativa, é necessário tornar-se cooperado
Instituições de microcrédito
Podem ser constituídas como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) ou como Sociedade de Crédito ao Microempreendedor (SCM).
As instituições de microcrédito atendem aos pequenos negócios que se caracterizam em sua maioria como informais, através de financiamentos para investimentos ou capital de giro.
Companhias hipotecárias
As companhias hipotecárias são constituídas sob a forma de sociedade anônima.
Elas têm como objetivo, entre outros, a concessão de financiamentos destinados à produção, reforma, ou comercialização de imóveis aos quais não se aplicam as normas do Sistema Financeiro de Habitação.
Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários ou DTVMs
As Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários são as responsáveis por distribuir alternativas financeiras para possíveis investidores.
Para seus clientes, que também podem ser pessoas físicas, as DTVMs podem adquirir cotas de fundos de investimento, títulos de renda fixa, ações, entre outras possibilidades.
Caixa Economica Federal
A Caixa Econômica Federal é uma instituição financeira presente na memória de todo brasileiro.
Com características similares aos bancos comerciais, como a captação de recursos por depósito à vista e a prazo, a Caixa Econômica Federal se diferencia das demais pelo foco na concessão de empréstimos e financiamentos voltados para o bem estar social da população brasileira.
Gestoras de Recursos
Gestoras de recursos, ou asset managers, são consideradas instituições financeiras, podendo oferecer investimentos também para pessoas físicas.
A diferença é que estas são supervisionadas pela Comissão de Valores Mobiliários, a CVM, e não pelo Banco Central do Brasil.
um bom exemplo de uma gestora e o fundo verde do Luis Stuhlberger um dos maiores gestores do mundo outro bom exemplo e a JGP um fundo multimercado gerido principalmente pelo André Jakurski.os dois sendo considerado entre os 10 mais influentes do mercado financeiro